terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CARTOMANCIA COMUM, SIGNIFICADOS BÁSICOS




A arte de prever o futuro e tentar encontrar saidas e soluções para os dilemas humanos, vem de longa data. Existem alguns oráculos muito bem elaborados e com grande conteúdo psicológico na simbologia de seus Arcanos, por isso mesmo alguns são usados como suporte terapêutico, como o Tarô por exemplo.
Os Arcanos maiores fazem uma leitura mais intelectual e aborda questões que são amplamente discutidas entre os profissionais de diversas áreas do saber.

Os Arcanos menores do Tarot representam os acontecimentos do dia à dia, em muito lembrando o Baralho Cigano, sendo que a arte divinatória com Baralho comum não segue necessariamente a interpretação que é usualmente feita nos minorarcanos do Tarot.

Existem várias tradições que usam esse Baralho de carteado, entre eles: Ciganos, Bruxas ( principalmente na Europa), e aqui no Brasil pessoas que começam com algum tipo de jogo e são orientados espiritualmente na direção desse tipo de Baralho.

Em relação ao Baralho Cigano, mesmo com a diferença entre as escolas Européia e Brasileira, o valor simbólico é bem definido, até porque temos a figura para nos orientar, isso já não acontece com esse baralho comum, o que dá margem para vários tipos de leitura.

Algumas leituras usam todas as cartas, inclusive o Curinga. Outras apenas os Ases, e do sete em diante. Outras apenas do As até o cinco e as figuras da corte...outras pessoas escrevem nas cartas os signuficados ditados por sua Pombo Gira!!!

Essa explicação é apenas para deixar claro que não há uma regra comum que nos guie em relação à esse Oráculo. Vou colocar algumas formas de trabalhar e descubra aquele que lhe der maior conforto e segurança.

A linguagem desse Baralho é simples, como o Baralho Cigano, fala de coisas do cotidiano e tem excelente capacidade de previsão. É bom começar devagar e ir descobrindo seu próprio jeito de lidar com ele.

Hoje vou colocar uma visão geral de cada carta e seu desenvolvimento como uma ação que se desenrola:

Ases - começos, inícios, partidas em direção a algo.

Dois - polaridade, opção, desafios

Três - a evolução da escolha feita, o amadurecimento da situação.

Quatro - Estabilidade, sem mudanças, estagnado.

Cinco - saúde, corpo, confrontos, desafios.

Seis- ação, reflexão, direção que pode seguir.

Sete - ações impulsivas, ação do destino que podem trazer ou não problemas e competições.

Oito - Superações das dificuldades, o que pensamos e como pensamos.

Nove - Início de concretizações, colher os frutos.

Dez - Finalização, conclusão, amadurecimento final de uma situação.

Continua...com as figuras da corte.

bjus!

2 comentários:

Anonymous disse...

Oi, Sonia... adorei suas informações... e quanto ao significado das cartas uma a uma? voce vai ensinar a gente? beijos....

Sonia Boechat Salema disse...

Vou sim, pode esperar que essa semana vou dar uma aquecida no baralho comum!
bjkas