sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

BARALHO CIGANO, NO BRASIL DE UM JEITO E NA EUROPA DE OUTRO!!!


(Melissa's Lenormand )





Todos sabemos que existem diferenças culturais entre os povos da terra. Mesmo hoje com toda tecnologia que nos dá acesso a tantas informações e trocas culturais, o que é sentido como positivo por uma parte das pessoas, não é necessáriamente visto assim por outras.

Com o Baralho Cigano acontece o mesmo! Ele absorveu alguns aspectos culturais, e responde positivo ou negativo no jogo, de forma diferente aqui no Brasil e na Europa.

Vou usar como exemplo a Carta 2 , O Trevo.


Temos inúmeros Baralhos Ciganos, que baseiam-se no Lenormand, com suas 36 cartas e com formas gráficas de expressão um pouco diferentes entre si. Para esse pequeno post, eu selecionei quatro tipos de cartas diferentes, que expressam o mesmo Arcano.

No Brasil, a tendencia é interpretar esse Arcano como a carta dos obstáculos, carta negativa que atrasa os acontecimentos, embora não os impeça totalmente...

Já na Europa, o Quadrifloglio, trevo de quatro folhas, é um símbolo de sorte. É uma carta positiva que dá um toque afortunado à todas as outras cartas que a rodeiam!!!

A primeira vez que tive contato com o Baralho Cigano, intuitivamente eu a compreendi como uma carta de sorte, talvez herança da minha avó paterna, das terras portuguesas. Ainda hoje aqui no Rj, podemos ver pessoas vendendo trevos de quatro folhas para guardar na carteira!

Achei interessante colocar esse post, porque sei que provavelmente nas muitas pesquisas que sei que fazem na internet, (e por meu Blog estar sendo visitado por pessoas de outras terras, inclusive Portugal), essa informação poderia acabar criando algum tipo de confusão.

Nenhum Arcano é totalmente positivo ou negativo, pois operam dentro da polaridade que rege todo o Cosmos. Nesse Arcano particularmente, procuro ve-lo como se apresenta no Baralho que eu uso, e sigo o bom senso para interpreta-lo.

Em alguns Baralhos ele é declaradamente um obstáculo, em outros não. Numa tiragem simples, procuro ve-lo segundo as regras das cartas positivas e negativas. Dentro de um jogo mais complexo, observo como ele se comporta dentro do diálogo do jogo.

Mesmo se considerarmos os Trevos que nascem em jardins, como ervas daninhas não plantadas, e que dão trabalho por termos de arranca-las de vez em quando, não podemos dizer que isso é algo tão negativo assim, pois ela não destrói o jardim, apenas dificulta a obra...mas quando aparecem como os obstáculos de paus, troncos maiores e pedras, já nos passa uma impressão de um sofrimento e demora muito maior.

Por isso tenho falado na importância de vivenciar as cartas, em vez de decorar os significados. Os simbolismos dos arcanos interagem com nosso psiquismo de forma que seu sentido maior, vai sendo apreendido por nós, em vez de decorados.

O que ocorre com o Trevo, acontece também em relação a outras cartas.






2 comentários:

Lívia Bueno disse...

nossa, amei, muito importante vc ter nos lembrado disso, e a necessidade de focar nas várias interpretações de uma carta. sempre fico na dúvida qdo o sentido é positivo ou negativo, principalmente qdo é "os pássaros". nessa não tinha muita dúvida não, só não a vejo como sorte, rs, mas tb não a enxergo como algo ruim, são as pedrinhas da ostra...

milhões de beijinhos

Sonia Boechat Salema disse...

Existem muitas diferenças na interpretação de varias cartas. Com o tempo vou colocando aqui!!!
beijocas!