(Melissa's Lenormand deck)
O motivo desse post é, como o outro sobre o Jardim, ampliar nossa concepção sobre o "simbólico" dentro da cartomancia cigana.
Um erro bastante comum que ocorre com as pessoas que iniciam os estudos com o Baralho Cigano é ficar por demais presa as definições da carta, desta forma Cobra ou Serpente é sempre traição, inveja e maldades de uma forma geral.
Outro erro que pode acontecer é ampliar tanto o conceito que a força simbólica se perde e a carta já não responde mais como diz a tradição.
Então, nem tanto ao mar, nem tanto à terra!!!
Escolhi a carta acima para exemplificar as várias facetas desse Arcano poderoso.
Ela aparece, enrolada em cima de umas folhas, no chão. Provavelmente está acordada, pronta para dar o bote e pegar sua presa que está logo abaixo, age com precisão, porém com um objetivo definido: Ou alimentar-se ou defender-se.
Do lado direito vemos uma bela mulher, muito à vontade interagindo com a cobra, não se sabe se ela controla a situação, ou se está sendo seduzida pela cobra, um aspecto que muito lembra a sexualidade humana.
A serpente é um símbolo usado de muitas formas nas diversas culturas.
Para uns representa a Kundaline, energia sexual que quando canalizada nos ajuda a despertar a consciencia. Em outros casos é simbolo de sabedoria e imortalidade.
Como animal troca sua pele e é simbolo de renovação. No ocidente associou sua imagem á tentação que nos roubou o paraíso!
Para mim, vejo a serpente como a dualidade inerente ao ser humano, na tentativa contínua de equilibrar seu lado mais institivo e basico com seu potencial racional e ético.
A serpente incomoda porque representa parte do que somos potencialmente, como aliás todos os outros Arcanos.
Quando vemos a carta da Cobra, sempre pensamos no outros, mas as vezes a cobra somos nós, ou nossas ações.
Colocando o "negativo" entre parenteses esse Arcano é muito interessante, e vem a ser representante de uma estratégia ou um ataque planejado para sobreviver em certas condições, um momento em que a sexualidade supera a razão, a arte da sedução e manipulação , a medicina, a aquisição da sabedoria, inclusive a traição, a maldade e a rival!
O Arcano só responde dentro de um jogo, de acordo com a pergunta feita, nesse caso compreende-lo é estudo, intuição e cumplicidade com o jogo.
No Brasil, devido ao vínculo da cultura com a tradição Afro, a Cobra está associada ao Orixá Oxumaré, provavelmente pela dualidade própria da serpente, simbolo de vida e morte, masculino e feminino, inicio e fim, positivo e negativo, etc.
Boa semana, para todos, muitas felicidades e as bençãos de toda a Egrégora Cigana que trabalha para o nosso crescimento pessoal e espiritual!
Salve o Povo Cigano!
Beijos, Sonia.
2 comentários:
Sônia, sobhei com cobra esta noite...vc também desvenda sonhos? ela era amarela, fina e não tão grande.
rsrsrs
Beijo,
Riso.
Oi Riso, tudo bem?
Não sei se voce sabe, mas sou psicoterapeuta, e todos temos uma quedinha por sonhos, rsss
Mas não costumo fazer interpretaçõs assim. Acho um risco grande. Só avalio um sonho dentro do contexto terapeutico, ou quando ele é mensagem do astral, rss.
Tente lembrar do sonho e imagine o que ela a cobra gostaria de te dizer!
Depois me conte o que esta serpentezinha está aprontando, ok?
bjus
Postar um comentário