Essa sou eu, carregando o laranja de cada dia, rsss...
Queridos, mil desculpas! Alguns dias são muito corridos e não consigo responder as perguntas de todos. Espero poder faze-lo a partir de amanhã à tarde.
Caso sua pergunta postada no Blog, ou enviada por email não for respondida, peço que me desculpe e reenvie. Se estiver ao meu alcance responderei, ok?
Bjus e Paz!
quarta-feira, 30 de junho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
COMBINANDO AS CARTAS (3) INDICAÇÃO DE LIVROS!
Queridos amigos do Blog:
Me pediram indicações de livros em que existam combinações dos Arcanos. Vou colocar o nome de um livro, crendo que irá atender suas necessidades, ok?
Mas continuo enfatizando a necessidade de criar seu próprio estilo de interpretação e não ficar preso, nem tenta captar esse aprendizado por vias muito racionais.
Neste livro, o autor nomeia os arcanos com outros nomes, porém representam os 36 signos do Baralho Cigano.
Me pediram indicações de livros em que existam combinações dos Arcanos. Vou colocar o nome de um livro, crendo que irá atender suas necessidades, ok?
Mas continuo enfatizando a necessidade de criar seu próprio estilo de interpretação e não ficar preso, nem tenta captar esse aprendizado por vias muito racionais.
1. Tarô do Cigano ( Della Monica- ed Madras)
Neste livro, o autor nomeia os arcanos com outros nomes, porém representam os 36 signos do Baralho Cigano.
Se não me engano, esse livro vem com as cartas do Baralho.
2. Este livro, não é sobre Baralho Cigano, e sim sobre a saga do povo Cigano, com sua dura realidade nas terras mundo afora.
Livro de Isabel Fonseca, que é jornalista e retratou com muita sensibilidade a trajetória e vida difícil de nossos irmãos! Aqueles que amam o Povo Cigano e desejam conhecer mais de sua vida e cultura, esse livro é maravilhoso. Mas é um livro grande, e não fala sobre Cartomancia.
3. O Livro "Segredo das Cartas Ciganas" da Sibilla Rudana, é um livro que eu gosto muito. Ela é simples, objetiva, mas guarda os encantos da tradição.
É da Ed Cristalis, e não possui as combinação entre as cartas.
4. Para quem gosta de estudar sobre a linha de Umbanda, eu encontrei um livro bem interessante: "A linha do Oriente na Umbanda" Alberto Marsicano e Lourdes de Campos Vieira. Ed Madras.
Vale à pena dar uma olhadinha!
Bjus queridos e mil felicidades!
sábado, 26 de junho de 2010
Como combinar as cartas no Jogo com o Baralho Cigano! ( 2 )
( Continuação do Post anterior )
Concluímos que apenas "usar o racional" apenas, não é o suficienta para fazer uma boa leitura.
Existem alguns livros que trazem as combinações das cartas, mas como você vai fazer com esse sem fim de combinações, afinal cada carta se combina com outras 35 cartas. Quem é capaz de decorar isso tudo?
Não adianta! É preciso apreender o "espirito" e "personalidade" de cada Arcano, e isso só acontece com a intimidade que vamos tendo com o Baralho. Por isso é importante estar todos os dia lendo sobre ele, manuseando, tirando uma ou mais cartas como conselho para o dia, etc...sempre anotando as intuições e os jogos mais importantes, para depois ir acompanhando o desenrolar da estória!
Vamos usar como exemplo duas cartas bem interessantes e positivas: O Cavaleiro, e a Chave.
1. Imagine que você nunca estudou o Baralho Cigano, e pela primeira vez vê essas cartas: Como voce as descreveria?
2. que emoção ou sentimento você tem ao ve-las?
3. Que situação ou experiência que você já viveu, tem algo com esses Arcanos?
4.Agora, imagine que você fez uma pergunta, ou pediu um conselho para a semana, e sairam esses dois Arcanos. Experimente o exercício acima para cada Arcano, junte os dois conteúdos e faça uma breve reflexão sobre o sentido que esse conselho fez para você nesse momento, e se for possivel, anote e acompanhe.
Agora vamos ao exercício simples, com esses dois Arcanos:
1. Cavaleiro...Essa carta representa um homem, montado em um cavalo. Ele domina o cavalo, que está empinado. Ao longe vejo as montanhas, ele caminha só.
2. Essa carta me traz emoções boas, imagino que o cavaleiro é corajoso, e está np início de uma grande aventura...
3.Ao ver o cavaleiro hoje, lembrei de meu tio Joel, que amava os animais e era uma pessoa muito ativa.
Se eu pudesse resumir esse conselho diria que essa carta alerta para a necessidade de ser ativa, me lançar nas coisas que quero conquistar. Com coragem e determinação.
Fazendo o mesmo com o outro Arcano:
1.Esta carta representa uma Chave grande, que esta sendo segura nas mãos de uma pessoa. Não parece uma chave comum...
2. Esta carta me desperta curiosidade, imagino que ela deva ser importante. O que será feito com ela, abrirá alguma porta, ou algum baú? Ou fechará...?
3. Ao ver esse Arcano hoje, lembrei da chave do guarda roupa de minha casa. Ficava curiosa com aquelas grandes portas fechadas, na minha infância.
Resumindo esse Arcano, eu diria que a Chave tem valor, apenas nas mãos de quem se esforça para usa-la. Ela abre oportunidades, mas não garante o sucesso se você não for à luta...
Agora vamos juntar os Arcanos:
1°: se as cartas saíssem nessa ordem: Cavaleiro/ Chave
O conselho seria: Não fique parado esperando que as coisas venham em sua direção. Seja ativo, ousado e busque, pois as oportunidades estão bem à sua frente. Basta você aproveitar o momento e seguir aproveitando essas oportunidades que estão em seu caminho.
Se fosse: Chave/Cavaleiro
Como seria o conselho: Aproveite bem esse momento, ele se mostra aberto e positivo para você ir atras de seus objetivos. Mas nada acontece se você não for ao encontro daquilo que deseja...Seja corajoso e ousado. Se enviou se curriculum para emprego, entre em contato com as pessoas. não espere que elas te procurem!
..............................................................................................................................
Espero ter passado para vocês, uma idéia do que podemos fazer com esse maravilhoso instrumento que herdamos das tradições Cartomanticas, especialmente da Tradição Cigana e de suas magias.
Existem livros que trazem essas combinações prontas, mas vocês não poderão usa-las na hora de ler as cartas para outra pessoa.
E além disso, o estudo do Baralho Cigano, é também um instrumento para a evolução pessoal e espiritual de cada um daqueles que busca seus mistérios!
Bjus e mil felicidades!
Que nossas Divinas Mães Sara e Aparecida, nos ilumine o coração, a mente, e o caminho!
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Como combinar as cartas no Jogo com o Baralho Cigano! ( 1 )
Muitas vezes recebo emails com perguntas sobre "como combinar as cartas" dentro de uma sequência num jogo.
Sei o quanto é complicado para alguém que começa a se aproximar das cartas, afinal são 36 Arcanos, com significados diferentes!
A tendencia de quem começa pode ser fazer o estudo do Baralho Cigano, como se faz qualquer outro estudo: Anotando tudo, lendo, tentando decorar o significado de cada carta, ansioso para logo que possível experimentar fazer uma abertura no baralho.
Queridos amigos, com o Baralho Cigano não funciona assim!
Minha sugestão é que o Baralho Cigano seja em primeiro lugar "sentido", cada carta, uma à uma, de forma calma e tranquila, como num relacionamento que começa devagar e vai ganhando intimidade no dia à dia, até que seja uma amizade sólida.
Isso é muito proveitoso mesmo para as pessoas experientes, que já conhecem bem. No momento em que pegamos o Baralho sem nenhuma expectativa racional, ele se manifesta em um nivel intuitivo e muito rico.
ENTÃO, COMO COMEÇAR?
Cada carta funciona com seu pleno sentido quando está só. Por exemplo se peço um conselho como devo agir no dia de hoje e sai a Carta 1/Cavaleiro, o que posso pensar sobre esse conselho?
Devo ir até a mensagem da carta para entender o recado, que pode representar vários níveis de entendimento. Fico com o que vem primeiro a minha mente, de forma espontânea: O conselho para hoje seria eu estar mais dinâmica e não esperar pelas coisas que desejo. É hora de me mexer e encarar o desafio...
Posso decorar isso? Sim, posso! Mas se eu apenas decorar, perco a dinamica psicológica do Arcano.
ENTÃO O QUE DEVO FAZER?
Minha sugestão é que façam o exercício simples de vivenciar cada carta. Um ou mais dias para cada uma. Se você tiver mais de uma baralho pode ser que esse exercício seja mais interessante ainda, pois alguns baralhos são um pouco diferentes na forma de retratar os Arcanos. Exemplo:
Todas indicam movimento, mas sua expressão gráfica nos afeta o psiquismo de forma diferente, fazendo com que possamos entender e intuir mais amplamente.
Voces podem começar escrevendo como percebem cada Arcano, o que eles mostram, como eles são. Voce conhece alguém parecido com a mensagem dessa carta?
Depois vá anotando tudo em um caderno, que ficará só para seus estudos!
Se puder imprima a carta ou tire uma cópia e cole na página do caderno, com seus pensamentos, intuições, poesias que tenham o sentido de cada Arcano, relaxe nesse exercício e divirta-se, pois o Baralho Cigano é magia e alegria!
( Continua na parte 2 com sugestões para entender como combinar as cartas entre si)
Bjus e que a Luz abençoada de Sara e Aparecida iluminem seus caminhos dentro do Universo mágico do Baralho Cigano!
Sonia
A EXPRESSÃO VISUAL DO URSO NO BARALHO CIGANO!
Antes de fazer esse post, me perguntei várias vezes como eu deveria retrata-lo aqui no Blog, pois o Urso é uma figura que inspira sentimentos contraditórios dentro de todos nós.
Olhamos um Urso feroz, e é apavorante...e outras vezes ele parece tão calmo e doce, por vezes meio atrapalhado e em alguns lugares vivendo próximo da área urbana, que chegamos a pensar que são umas gracinhas...basta olhar as vitrines de brinquedos que logo vemos uma galeria de Ursinhos que representam o
aconchego de um carinhoso abraço!
O Urso pode representar vários tipos de pessoas: poderosa, que tem a condição de suas conquistas baseadas na força ou no poder econômico, a pessoa que provê, ou protege alguém...
Lembram da estória da "Cachinhos de ouro"?
A casa dos Ursos era confortável, ben cuidada, e lá não faltava comida!!!
O Urso pode representar um indivíduo que está acima do peso, ou que vive para satisfazer suas necessidades em primeiro lugar, o que pode resultar em atitudes egoístas, já que suas necessidades são em primeiro lugar!
Um outro aspecto bem interessante do Urso é seu comportamento obstinado. Um Urso com fome, é capaz de ficar horas espérando sua presa desistir e se entregar...porém quando isso se reflete no comportamento humano, tanto poder gerar o que chamamos de "Motivação e persistencia" pela luta e conquista daquilo que se deseja, quanto o comportamento "obsessivo" que é bastante destrutivo e negativo.
Essa é a obstinação levada à extremos....mesmo que a pessoa se desgaste, não falta energia e força para persistir. Mas além disso desvia para um comportamento doentio, seja no psicoloógico, ou no espiritual...
Mesmo havendo diferenças entre a visão do Arcano Urso aqui no Brasil (carta negativa) e nos outros Países (carta positiva), existe um ponto em cumum que une essas polaridades: A FORÇA e o INSTINTO! Quando bem utilizados geram bons resultados, quando mal aplicados geram um desastre...
Me faz pensar que o Urso é um elemento BÁSICO , ligado às forças naturais do homem, que precisam ser eleaboradas e conscientizadas para que possam se tornar construtivas.
Se vamos interpreta-las como boas ou ruins, depende do assunto e de suas cartas vizinhas, como é comum fazermos em relação a qualquer outro Arcano do Baralho Cigano, nosso querido Lenormand!
Bjus e um abraço de Urso para todos!
Olhamos um Urso feroz, e é apavorante...e outras vezes ele parece tão calmo e doce, por vezes meio atrapalhado e em alguns lugares vivendo próximo da área urbana, que chegamos a pensar que são umas gracinhas...basta olhar as vitrines de brinquedos que logo vemos uma galeria de Ursinhos que representam o
aconchego de um carinhoso abraço!
O Urso pode representar vários tipos de pessoas: poderosa, que tem a condição de suas conquistas baseadas na força ou no poder econômico, a pessoa que provê, ou protege alguém...
Lembram da estória da "Cachinhos de ouro"?
A casa dos Ursos era confortável, ben cuidada, e lá não faltava comida!!!
O Urso pode representar um indivíduo que está acima do peso, ou que vive para satisfazer suas necessidades em primeiro lugar, o que pode resultar em atitudes egoístas, já que suas necessidades são em primeiro lugar!
Um outro aspecto bem interessante do Urso é seu comportamento obstinado. Um Urso com fome, é capaz de ficar horas espérando sua presa desistir e se entregar...porém quando isso se reflete no comportamento humano, tanto poder gerar o que chamamos de "Motivação e persistencia" pela luta e conquista daquilo que se deseja, quanto o comportamento "obsessivo" que é bastante destrutivo e negativo.
Essa é a obstinação levada à extremos....mesmo que a pessoa se desgaste, não falta energia e força para persistir. Mas além disso desvia para um comportamento doentio, seja no psicoloógico, ou no espiritual...
Mesmo havendo diferenças entre a visão do Arcano Urso aqui no Brasil (carta negativa) e nos outros Países (carta positiva), existe um ponto em cumum que une essas polaridades: A FORÇA e o INSTINTO! Quando bem utilizados geram bons resultados, quando mal aplicados geram um desastre...
Me faz pensar que o Urso é um elemento BÁSICO , ligado às forças naturais do homem, que precisam ser eleaboradas e conscientizadas para que possam se tornar construtivas.
Se vamos interpreta-las como boas ou ruins, depende do assunto e de suas cartas vizinhas, como é comum fazermos em relação a qualquer outro Arcano do Baralho Cigano, nosso querido Lenormand!
Bjus e um abraço de Urso para todos!
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Gypsy Songs...uma aula sobre "Encanto e encantamento"
Você já ouviu muitas vezes falar em encanto e magias, e as vezes ficamos imaginando o que de fato isso representa...
O trecho desse Vídeo, mostra a magia e encantamento dos quatro elementos da natureza, com som, movimento, paixão e intensidade...e sobretudo:Liberdade!
Espero que gostem, e quando pensar em "Encantos e encantamentos" lembrem desse filme!
Bjus!
Sonia
Gypsy Songs (Este vídeo é parte de um Filme: "Platoons goes to heaven/ Eugene Doga)
...Para lembrar, o motivo de sermos "irmãs"...a força de uma, é a força de todas. Assim, com os elementos espirituais e mágicos de cada uma, se faz um grande encanto!
bjus
Sonia
segunda-feira, 21 de junho de 2010
OUTRO JOGO CIGANO COM 21 CARTAS!
Vou colocar outro jogo com 21 cartas, e acredito que ele possa ajudar tanto no exercício de compreensão dos Arcanos, quanto venha a dar mais flexibilidade na leitura.
Por vezes é difícil para quem está iniciando saber tirar todo o proveito e mensagem que um único Arcano traz, e nesse caso como leremos casa por casa, será ótimo para quem está desenvolvendo suas habilidades em Cartomancia!
Da mesma forma que os outros jogos, devemos estar calmos, focados no objetivo do jogo e mais equilibrado possivel em nossas emoções.
As cartas são embaralhadas e cortadas em tres, depois juntadas no mesmo maço, e espalhadas sobre a mesa, numa sequencia de tres colunas horizontais de 7 cartas.
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
A interpretação é feita por casas de 1 até 21, da seguinte forma:
1.Energia que cerca o consulente
2. Sentimentos da pessoa
3. A questão principal
4.Seu ambiente
5. Influencias
6.Relacionamentos
7. Seuas expectativas
8. Seus sonhos
9. Seus desejos
10. Planos
11. Progressos
12.Sucessos ou fracassos
13. O que age de forma oculta
14. Surpresas
15. Destino
16. Futuro próximo
17. Em um mes
18.Em dois meses
19.Em tres meses
20.Em quatro meses
21.Em cinco ou seis meses.
Eu pessoalmente não tenho experiência com essa tiragem, mas vou experimentar e dizer como me senti vivendo essa experiencia!
Bjus!!!
Por vezes é difícil para quem está iniciando saber tirar todo o proveito e mensagem que um único Arcano traz, e nesse caso como leremos casa por casa, será ótimo para quem está desenvolvendo suas habilidades em Cartomancia!
Da mesma forma que os outros jogos, devemos estar calmos, focados no objetivo do jogo e mais equilibrado possivel em nossas emoções.
As cartas são embaralhadas e cortadas em tres, depois juntadas no mesmo maço, e espalhadas sobre a mesa, numa sequencia de tres colunas horizontais de 7 cartas.
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
A interpretação é feita por casas de 1 até 21, da seguinte forma:
1.Energia que cerca o consulente
2. Sentimentos da pessoa
3. A questão principal
4.Seu ambiente
5. Influencias
6.Relacionamentos
7. Seuas expectativas
8. Seus sonhos
9. Seus desejos
10. Planos
11. Progressos
12.Sucessos ou fracassos
13. O que age de forma oculta
14. Surpresas
15. Destino
16. Futuro próximo
17. Em um mes
18.Em dois meses
19.Em tres meses
20.Em quatro meses
21.Em cinco ou seis meses.
Eu pessoalmente não tenho experiência com essa tiragem, mas vou experimentar e dizer como me senti vivendo essa experiencia!
Bjus!!!
domingo, 20 de junho de 2010
UM JOGO CIGANO COM 21 CARTAS
Fico me perguntando quantos métodos de abertura de Cartas existem nesse mundo de Deus?!
Um numero sem fim, que se originaram de diferentes lugares e tradições até chegar às nossas mãos...conheço algumas formas de jogar com 21 cartas, mas ao encontrar esse novo método, resolvi compartilhar com voces, pois me pareceu que sua leitura talvez ofereça mais visibilidade das condições do jogo!
Esse jogo, também pode ser usado com as cartas do Tarot, e em minhas pesquisas não encontrei a fonte original do autor, fora do Brasil é conhecido apenas como Jogo Cigano.
Esse jogo é bem simples, mas para um iniciante não seria recomendado, pois além de ter um bom domínio sobre todos os Arcanos, todas as 36 cartas do Baralho Cigano, será preciso já ser capaz de "Ler" uma sequencia de sete cartas, e fazer algumas interações entre os assuntos.
Mas de qualquer forma é um jogo muito interessante para ter uma visão geral dos acontecimentos.
A leitura é feita em dois niveis, na horizontal, e na vertical.
As linhas horizontais falam do tempo: Passado, presente e futuro.
As linhas verticais falam de situações e acontecimentos, da própria pessoa e de coisas que a cercam, tanto boas quanto ruins.
Nas colunas verticais, vamos encontrar aspectos mais pessoais para ser explorados:
Coluna 1/8/15: representam o que é mais importante na vida do consulente nesse momento, como ele está ou se sente. Muitas vezes essa coluna responda pelo que o consulente pensa, ou pergunta, mas podemos aqui ser surpreendidos por coisas que não foram perguntadas, mas que são relevantes para a pessoa.
Coluna 2/9/16: As coisas que cercam o consulente, como sua familia, amigos, amores, lar, trabalho, etc, seu ambiente de uma forma geral.
Coluna 3/10/17: Aqui estão representados seus desejos, sonhos e seus medos.
Coluna 4/11/18: Neste item estão as coisas que o consulente já conhece, coisas que ele já colocou em andamento, situações onde tenha falhado, ou alguns aspectos inesperados que precisam ser cuidados.
Coluna 5/12/19: Aqui estão os fatos desconhecidos pelo consulente, aquilo que ele não sabe, ou o que pode surgir como um imprevisto, fatos do destino e do Karma.
Coluna 6/13/20: Nesta coluna está o futuro próximo, o que pode ocorrer em pouco tempo, ou em poucos meses.
Coluna 7/14/21: Situações que se resolverão em um tempo maior, num futuro mais distante.
Essa é uma das muitas formas de se jogar com as 21 cartas, depois colocarei um outra forma, onde cada casa tem um significado proprio, mas que ao final fica bem parecido com o outro jogo, mas pode ser mais fácil para quem não tem muita intimidade com as Cartas!
Que a semana que se inicia traga bons ventos para todos nós, e que os Mestres que nos acompanham nos ajude a ter a visão além das aparências!
Bjus para todos!
Sonia
Um numero sem fim, que se originaram de diferentes lugares e tradições até chegar às nossas mãos...conheço algumas formas de jogar com 21 cartas, mas ao encontrar esse novo método, resolvi compartilhar com voces, pois me pareceu que sua leitura talvez ofereça mais visibilidade das condições do jogo!
Esse jogo, também pode ser usado com as cartas do Tarot, e em minhas pesquisas não encontrei a fonte original do autor, fora do Brasil é conhecido apenas como Jogo Cigano.
Esse jogo é bem simples, mas para um iniciante não seria recomendado, pois além de ter um bom domínio sobre todos os Arcanos, todas as 36 cartas do Baralho Cigano, será preciso já ser capaz de "Ler" uma sequencia de sete cartas, e fazer algumas interações entre os assuntos.
Mas de qualquer forma é um jogo muito interessante para ter uma visão geral dos acontecimentos.
A leitura é feita em dois niveis, na horizontal, e na vertical.
As linhas horizontais falam do tempo: Passado, presente e futuro.
As linhas verticais falam de situações e acontecimentos, da própria pessoa e de coisas que a cercam, tanto boas quanto ruins.
A 1 2 3 4 5 6 7 PASSADO 1/7
B 8 9 10 11 12 13 14 PRESENTE 8/14
C 15 16 17 18 19 20 21 FUTURO 15/21Nas colunas verticais, vamos encontrar aspectos mais pessoais para ser explorados:
Coluna 1/8/15: representam o que é mais importante na vida do consulente nesse momento, como ele está ou se sente. Muitas vezes essa coluna responda pelo que o consulente pensa, ou pergunta, mas podemos aqui ser surpreendidos por coisas que não foram perguntadas, mas que são relevantes para a pessoa.
Coluna 2/9/16: As coisas que cercam o consulente, como sua familia, amigos, amores, lar, trabalho, etc, seu ambiente de uma forma geral.
Coluna 3/10/17: Aqui estão representados seus desejos, sonhos e seus medos.
Coluna 4/11/18: Neste item estão as coisas que o consulente já conhece, coisas que ele já colocou em andamento, situações onde tenha falhado, ou alguns aspectos inesperados que precisam ser cuidados.
Coluna 5/12/19: Aqui estão os fatos desconhecidos pelo consulente, aquilo que ele não sabe, ou o que pode surgir como um imprevisto, fatos do destino e do Karma.
Coluna 6/13/20: Nesta coluna está o futuro próximo, o que pode ocorrer em pouco tempo, ou em poucos meses.
Coluna 7/14/21: Situações que se resolverão em um tempo maior, num futuro mais distante.
Essa é uma das muitas formas de se jogar com as 21 cartas, depois colocarei um outra forma, onde cada casa tem um significado proprio, mas que ao final fica bem parecido com o outro jogo, mas pode ser mais fácil para quem não tem muita intimidade com as Cartas!
Que a semana que se inicia traga bons ventos para todos nós, e que os Mestres que nos acompanham nos ajude a ter a visão além das aparências!
Bjus para todos!
Sonia
sábado, 19 de junho de 2010
A MALANDRAGEM VISUAL DA RAPOSA: CARTA 14/BARALHO CIGANO
Afinal de contas. como age uma raposa?!
A literatura está cheia de fábulas a respeito da Raposa, uma espécie de personagem que tem personalidade dúbia, que de certa forma se aproxima e cativa, seduz e interage, mas está pronta a dar um golpe!
Você ja passou por algo assim?! Um "amigo que lhe puxa o tapete quando menso espera...não? Tudo bem, mas aposto que alguém conhecido já passou por isso!
Esse intrigante´personagem tem uma figura que passa uma dupla informação, é sedutor e carismático, mas ao mesmo tempo pouco confiável, rsss... poderíamos dizer que ele representa os "Malandros" que agem com um tipo de inteligencia intuitiva e bastante eficaz, pois sabe dizer extamente aquilo que se quer ouvir, pouco importando se corresponde a verdade ou não!
Aposto que você conhece alguém assim!
Um aspecto legal, que mostra a perspicácia da Raposa, é seu jeito de lidar com as situações. Ela tem sensibilidade para mudar de atitude e ser "conveniente". Muitas vezes num jogo, ela representa a necessidade de ter "jogo de cintura" para lidar com as situações!
Uma dica importante: A Raposa em assuntos da justiça, da lei, pede cautela com papéis, poi situações paralelas podem acontecer sem que você saiba, ocultando algum tipo de negociação do qual você será afetado!!!
Mas...para finalizar, o aspecto mais positivo da Raposa: Sua inteligência!
As Raposas são inteligentes e traçam estratégias para atingir seus objetivos. Muitas vezes precisamos estar abertos para mudar os planos quando eles se tornam improdutivos, isso requer astúcia e inteligencia!
Bjus, Sonia!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
QUAL A CARTA QUE REPRESENTA O "ARCANO TRABALHO" NO BARALHO LENORMAND?
Vamos falar de "Trabalho"?
O Baralho Lenormand, nosso querido Baralho Cigano, ou Tarot Cigano, como costuma ser chamado aqui no Brasil, possui entre as 36 cartas algumas que são escolhidas para ser representativas de TEMAS.
Existe aqui um tópico aqui no Blog!
No caso específico do trabalho é comum usarmos a carta tema 26/Livro...
Recebi uma pergunta de uma leitora, querendo saber se podemos usar a carta 4/ Casa, pois ouviu de alguém que poderia ser assim, ou talvez a carta 20/Jardim...
A questão é a seguinte:
Quando perguntarmos especificamente sobre trabalho, minha sugestão é que use a carta 26/Livro, pois tem mais representatividade com o trabalho e suas responsabilidades e os estudos.
Quando fazemos um jogo maior, e na questão trabalho sai a carta da Casa, pode estar representando a forma como a pessoa lida com o trabalho... Um executivo, uma secretária, um professor, passa mais tempo no trabalho, que acaba sendo seu segundo lar.
Quando perguntamos sobre o trabalho e aparece a carta do Jardim, pode representar que o trabalho da pessoa será efetivado em lugares públicos, ou ele terá de lidar com público no seu trabalho.
O Baralho Cigano não pode ser decorado simplesmente, ele é vivo, precisamos interagir com ele e ir anotando nossas próprias conclusões.
Minha dica é:
Escolha aleatóriamente duas cartas e "brinque" com elas. Primeiro analise uma de cada vez. Depois invente uma pergunta e experimente ler em combinações diferentes, como seria se fosse A e B, ou B e A.
Esse é um ótimo exercício, além da prática humilde e constante dos estudos.
Bjus e felicidades!
domingo, 13 de junho de 2010
COBRAR OU NÃO PELO JOGO?...E OUTRAS PERGUNTAS....
"Queridos amigos do Blog, as dúvidas são muitas, não é?"
Vou responder algumas perguntas e depois voltar a escrever mais livremente aqui nesse espaço!
1. Cobrar ou não pelo jogo:
Esse é um tema que já discuti várias vezes com algumas pessoas, e ultimamente com uma amiga que é Mãe de Santo por mais de 40 anos, e usa outros oráculos e antes de escrever aqui pedi autorização para minha Bibi Ramona, para que não houvessem dúvidas ou enganos.
O Jogo Cigano é tradição dentro da Cultura espiritual deste povo. Meninas são educadas desde os 7 anos para aprender com avós, mães e tias o trabalho Oracular. Na vida deste povo, é tradição a mulher cuidar da família, afazeres, etc, e complementar a renda familiar com o ganho da leitura das mãos e do jogo.
Enquanto jogamos deixamos outros afazeres nas mãos de outras pessoas, e no caso dos não Ciganos, gastamos dinheiro com cursos, livros, estudos, supervisão de alguém mais experiente, etc...
O tempo dedicado ao Oráculo, não é pouco. Meia hora, uma hora e meia de plena atenção e responsabilidade e dedicação. Atenção e caridade não tem preço, mas "tempo" tem preço e nos protege dos abusos energéticos que surgem quando não pomos limites e levamos para o outro a consciência de sua própria responsabilidade.
Neste mundo leviano e materialista, há inclusive quem só creia que o jogo é bom se voce cobrar muito, pois o dinheiro prevalece sobre a amizade e solidariedade. Infelizmente convivemos com pessoas assim!
O Jogo é cobrado, para que haja o "limite protetor no gasto das energias", e se não compreendemos isso, por medida de segurança nossa "mão de jogo" é tirada.
O Oráculo não pode ser banalizado, nem sermos ingênuos que a simples motivação pela caridade nos deixa livre do mal!
Ninguém é tão rico que não possa precisar de caridade, nem tão pobre que não tenha nada para doar. O que se cobra é o tempo e as questões materiais envolvidas na situação: gastos com material que se usa, luz, incensos, etc...ou para suprir o tempo em que não podemos trabalhar com outras coisas, já que estamos jogando e precisamos como todo mundo pagar as nossas contas.
Cobrar é uma decisão importante, pois nos coloca dentro da responsabilidade "espiritual e profissional", onde a partir dai temos que responder pelos nossos atos ( aqui não incluo os parentes e amigos próximos).
Não cobrar não nos deixa em dívida com o Povo do Oriente, pois esse Grupo Astral é altamente evoluído, e não agiria dessa forma punitiva.
O Grupo Espiritual Cigano só agiria assim no caso de falta grave, para os que são batizados e iniciados, que passam a ter os mesmo julgamentos dos Cigano de sangue!!!
2. Receitar banhos, orações, preces, simpatias, magias simples de proteção, só podem ajudar. O que disse no outro tópico, é que não é seguro por vontade de ajudar o próximo, "colocar a mão para desfazer magias", se voce não estiver apto para isso. Nesses casos encaminhe a pessoa, pois as vezes o problema é maior que se imagina, e voce se envolve com o Karma alheio, sem necessidade!
Bjkas e muita luz nessa semana que se inicia!
Sonia
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Salve Maria Mulambo do Cemitério...
Quem poderá saber o que é a dor de transformar-se, se não você minha flor?
Há quem te chame de espinho, e dizem que maltratas, e de roupas rasgadas se faz...Mas será isso uma verdade?
De vestes e de adornos não se faz um grande ser,sequer um grande Mestre, somente de conteúdo e de poder...
Quem teria sua coragem de levitar entre tumbas e de acordar as almas adormecidas, para que partam de volta para luz?
Quem saberia tirar do lodo das emoções mesquinhas, feitiços injustos e raparar o mal tres vezes feito em sepulturas estreladas pela dor?
Quebrar feitiços, devolver quebrantos, dissolver as dores dos corações rasgados pela dor do abandono...
Te coloco hoje no trono de Rainha, sentada entre as pedras frias do teu lar, de lá Reina sobre os Portais do Tempo, visualizando àquilo que escapa à limitada visão do homem comum...
Te agradeço a compania que vem de longas eras, e a coragem que me deste de enfrentar as perdas e sepultar as dores da saudade...
À ti, entrego minha Baraja Espanhola, para que te alegres em seu jogo de vida e destino, companheira das longas noites.
Que se faça luz, onde meus olhos limitados não alcançam!
Que sua gargalhada quebre os dentes da tristeza que enfeia rostos e almas dos nossos irmãos.
Me perdoe o tempo em que não te entendia e se alegre em estar trançada entre as fitas de minha Kepara, com seu luzir dourado, para que todos saibam que Mulambo é amiga das Ciganas, e que Ciganas são irmãs de caminhada nas trilhas da Espiritualidade.
Que nosso Pai Maior, que nos fez pequenos nesse mundo, possa nos amparar na abertura dos caminhos de todos nós!
Obrigada querida por essa proteção que vem me dando e por permitir que possamos hoje, trabalhar todos juntos!!!
Sonia
terça-feira, 8 de junho de 2010
DÚVIDAS NAS MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA A CARTOMANCIA, E OUTRAS COISINHAS MAIS!
TIRANDO DÚVIDAS 6
Muitas vezes enfatizo a necessidade de tomarmos cuidados sempre que nos preparamos para um jogo. Quando abrimos um jogo, abrimos um canal comunicante, sutil, entre duas ou mais energias, pois num jogo muitas vezes aparecem companheiros, filhos, amigos, etc, e suas energias pulsantes entram em contato com nosso psiquismo. Portanto não é uma diversão inocente!
Algumas vezes energias desencarnadas se tornam próximas, ou mesmo entidades afins, Ciganas ou não.
Para abrir esse portal, pelo menos dentro da tradição Cigana e esotérica precisamos estar preparados e concentrados, seja por ser esse nosso ofício ou missão, quer seja por caridade ou outros motivos.
Se cremos nas boas energias, devemos estar cientes que dentro das leis da magia e da polaridade há o seu reverso.
Vamos considerar alguns pontos básicos que influenciam nosso campo energético para o exercício da Cartomancia:
1. Nossa condição emocional e espiritual
2.Cuidados básicos para abertura e fechamento do jogo
3.Preparos e cuidados pessoais para estar energéticamente fortalecido e protegido, de acordo com a crença e cultura de cada um.
4. Cuidados com o ambiente onde se joga, e mesmo com o Baralho.
5. Usar vestuário agradável (não preto), usar ferramentas de proteção, tipo pulseiras e colares, ou anéis, magicamente preparados para isso.
6. Se tem um Altar no ambiente, cuidar dele vivificando a Egrégora que se estabeleceu ali.
7. Beber bastante agua, chás, etc, usar banhos energizantes quando for preciso...
É ingenuidade pensar que porque fazemos o bem, ou nossa intenção é nobre, que o mal ou o negativo não se aproximará de nós.
Faz parte do trabalho espiritual seguir as regras do Mestre:Orar e Vigiar!
Portanto se nos sentimos vulneráveis, precisamos nos fortalecer, com o estudo sobre o mundo espiritual, sobre as magias que envolvem as Cartas e sobre nossa própria capacidade mediúnica que vai sendo trabalhada na medida em que nos entregamos à tarefa.
Não podemos entregar a guarda do jogo para que somente os Ciganos tomem conta! Somos nós que estamos ali interagindo com as energias e somos responsáveis pelo que acontece depois.
Minha sugestão é que se enfatize o positivo do jogo, e que durante a abertura das cartas, mostre-se possibilidades de melhorias.
Quando sentir o ambiente pesado, acenda um incenso de limpeza, brinque um pouco sorria, mostre um outro aspecto que é mais positivo, pois ai começa a magia da transformação, onde as entidades presentes poderão atuar mesmo que sutilmente.
Outro aspecto importante: Só ponha sua mão onde pode alcançar!
As vezes pessoas querem notícias de desencarnados: Você saberá lidar com isso? Se não sabe, não faça!
As vezes surgem situações onde feitiços ou amarrações são vistos: Voce saberia desfazer, ou realmente tem segurança e autorização para trabalhar com essas energias?
Muitas vezes as pessoas querem saber de seus Orixás ou entidades de umbanda, por exemplo Exus e Pombo Giras as vezes aparecem para dar o nome ou recado. Você conhece do assunto o bastante para lidar com essas energias sem criar um problema para o outro ou para você?
Essas são situações que acontecem, e creio que a humildade, nos proteja de muitos males. Vá até onde pode, Deus está em nós, mas não somos unicientes!
Como na mesa de jogo sempre representamos os 4 elementos da natureza, trate-os com carinho e respeito, pois eles ñão estão ali para enfeitar a mesa de jogo. Agradeça sempre a participação deles, mas se voce não conhece os fundamentos da Magia Sacerdotal, não os invoque, pois esses Ritos são feitos através de Pactos Sagrados.
No mais, creio que uma boa medida de segurança, principalmente para os que iniciam, é começar com pequenos jogos, que não trazem estresse e insegurança.
Para os que não cobram financeiramente pelo jogo, lembre-se que faz parte da tradição "A troca" financeira ou não. Pois isso limita o gasto energético e de tempo. Faça a caridade, mas por menos que alguém possua ela sempre tem algo para oferecer.
Queridos, por hoje é só, mas esse é um tema sem fim!!!
bjkas
Sonia(Ahava)
Muitas vezes enfatizo a necessidade de tomarmos cuidados sempre que nos preparamos para um jogo. Quando abrimos um jogo, abrimos um canal comunicante, sutil, entre duas ou mais energias, pois num jogo muitas vezes aparecem companheiros, filhos, amigos, etc, e suas energias pulsantes entram em contato com nosso psiquismo. Portanto não é uma diversão inocente!
Algumas vezes energias desencarnadas se tornam próximas, ou mesmo entidades afins, Ciganas ou não.
Para abrir esse portal, pelo menos dentro da tradição Cigana e esotérica precisamos estar preparados e concentrados, seja por ser esse nosso ofício ou missão, quer seja por caridade ou outros motivos.
Se cremos nas boas energias, devemos estar cientes que dentro das leis da magia e da polaridade há o seu reverso.
Vamos considerar alguns pontos básicos que influenciam nosso campo energético para o exercício da Cartomancia:
1. Nossa condição emocional e espiritual
2.Cuidados básicos para abertura e fechamento do jogo
3.Preparos e cuidados pessoais para estar energéticamente fortalecido e protegido, de acordo com a crença e cultura de cada um.
4. Cuidados com o ambiente onde se joga, e mesmo com o Baralho.
5. Usar vestuário agradável (não preto), usar ferramentas de proteção, tipo pulseiras e colares, ou anéis, magicamente preparados para isso.
6. Se tem um Altar no ambiente, cuidar dele vivificando a Egrégora que se estabeleceu ali.
7. Beber bastante agua, chás, etc, usar banhos energizantes quando for preciso...
É ingenuidade pensar que porque fazemos o bem, ou nossa intenção é nobre, que o mal ou o negativo não se aproximará de nós.
Faz parte do trabalho espiritual seguir as regras do Mestre:Orar e Vigiar!
Portanto se nos sentimos vulneráveis, precisamos nos fortalecer, com o estudo sobre o mundo espiritual, sobre as magias que envolvem as Cartas e sobre nossa própria capacidade mediúnica que vai sendo trabalhada na medida em que nos entregamos à tarefa.
Não podemos entregar a guarda do jogo para que somente os Ciganos tomem conta! Somos nós que estamos ali interagindo com as energias e somos responsáveis pelo que acontece depois.
Minha sugestão é que se enfatize o positivo do jogo, e que durante a abertura das cartas, mostre-se possibilidades de melhorias.
Quando sentir o ambiente pesado, acenda um incenso de limpeza, brinque um pouco sorria, mostre um outro aspecto que é mais positivo, pois ai começa a magia da transformação, onde as entidades presentes poderão atuar mesmo que sutilmente.
Outro aspecto importante: Só ponha sua mão onde pode alcançar!
As vezes pessoas querem notícias de desencarnados: Você saberá lidar com isso? Se não sabe, não faça!
As vezes surgem situações onde feitiços ou amarrações são vistos: Voce saberia desfazer, ou realmente tem segurança e autorização para trabalhar com essas energias?
Muitas vezes as pessoas querem saber de seus Orixás ou entidades de umbanda, por exemplo Exus e Pombo Giras as vezes aparecem para dar o nome ou recado. Você conhece do assunto o bastante para lidar com essas energias sem criar um problema para o outro ou para você?
Essas são situações que acontecem, e creio que a humildade, nos proteja de muitos males. Vá até onde pode, Deus está em nós, mas não somos unicientes!
Como na mesa de jogo sempre representamos os 4 elementos da natureza, trate-os com carinho e respeito, pois eles ñão estão ali para enfeitar a mesa de jogo. Agradeça sempre a participação deles, mas se voce não conhece os fundamentos da Magia Sacerdotal, não os invoque, pois esses Ritos são feitos através de Pactos Sagrados.
No mais, creio que uma boa medida de segurança, principalmente para os que iniciam, é começar com pequenos jogos, que não trazem estresse e insegurança.
Para os que não cobram financeiramente pelo jogo, lembre-se que faz parte da tradição "A troca" financeira ou não. Pois isso limita o gasto energético e de tempo. Faça a caridade, mas por menos que alguém possua ela sempre tem algo para oferecer.
Queridos, por hoje é só, mas esse é um tema sem fim!!!
bjkas
Sonia(Ahava)
Dúvidas no Caixão....
Tirando dúvidas 5
"OI SONIA, TENHO UMA DÚVIDA:
QDO POR EX EU FAÇO UMA PERGUNTA P/ AS CARTAS DO TIPO, FULANO VAI FICAR CASADO E DÁ CAIXÃO...., ( É UM EX) VAI MUDAR DE CIDADE? DÁ CAIXÃO...ISSO SIGNIFICA SIM OU NÃO?
Resposta: Se você faz a pergunta tipo SIM ou NÃO, a resposta é Não, pois é um Arcano negativo. Pergunats desse tipo não pedem elaborações nem ampliações de conteúdo.
Ex: Fulano vai ficar casado, sim ou não? Caixão é Não. Fim do casamento. Porém essa questão poderia ser vista por outrso metodos, pois envolve a complexidade de um relacionamento já existente.
"QDO APARECE A CARTA DO CAIXÃO NO FINAL DA ANALISE DAS 7 CARTAS, NUMA SITUAÇÃO PARECIDA COM ESSA, SERIA UM POSITIVO??? VAI ACONTECER???"
Fiz alguns posts sobre esse tópico:
1.http://estreladacigana.blogspot.com/2010/03/outras-duvidas-sobre-o-arcano-caixao.html
2. http://estreladacigana.blogspot.com/2010/02/os-terminos-no-baralho-cigano-caixao-e.html
3.http://estreladacigana.blogspot.com/2010/02/outras-palavras-e-imagens-sobre-as.html
Espero que seja proveitoso!!!
Bjkas e felicidades!
Ele vai voltar?
TIRANDO DÚVIDAS 4
Se ele voltaria para mim? Tive como resposta:
chave(33) + cruz(36) + coração (24) e em seguida pedi uma mensagem final que saiu cavaleiro (1). Não me contentei e puxei mais 3 cartas: carta (27) + aliança (25) + montanha (21). Serei muito grata caso possa interpretar estas cartas para mim, pois tenho medo de lê-las de forma errada. Ah! tenho sentido muitas saudades dele ultimamente, hoje ele já está com sua nova casa e com outra pessoa, que não sei ao certo o grau de relacionamento...
Cigana, quem nunca sofreu por amor?
Sabemos que a vida não é fácil, e as perdas são doloridas!!!
Ele volta para você?
Chave/Cruz/Coração//cavaleiro//Carta/Aliança e Montanha....
Linda, o coração tem seus mistérios. Voces viveram juntos e tiveram uma vida em comum, laços forte e tudo mais.
Esse momento se apresenta como uma necessidade de voce descobrir o que de fato o levou embora. Me parece que vai ser sofrido para voce, mas cabe a você esta tarefa. Pergunte-se, questione-se e veja se de fato houve algo que os levou até esse rompimento. Foi algum sofrimento, karmico, ou ele se sentia sacrificado dentro do casamento?!
Cigana, desculpe, mas falo isso com todo respeito e carinho...alguns homens realmente não aguentam passar pelo "Calvário" do casamento com suas obrigações.
Me parece que ele saiu em busca de uma aventura, algo menos complicado ou comprometido ( o que sabemos ser pura bobagem)...
As tres ultimas cartas nos falam de uma possibilidade de voces virem a conversar sobre essa relação, mas não vejo isso como uma coisa fácil. Me parece que será algo dificil e você terá que ser forte e firme nessa conversa (sem brigas, ok?)
Peça à Manolo para ser seu advogado nessa causa. Você o ama, e terá desafios para enfrentar, lute por seu amor sem contrariar as leis Karmicas.
As Cartas não são negativas, então ele pode voltar. Mas ele vive um momento de "sentir-se jovem", o que fará esse tempo ser longo. Sempre é longo para quem sofre, não é?
Se precisar de algo avise!!!
Todos os dias sopre no vento seus pedidos à Manolo, pedindo que ele seja seu advogado nesta causa e que ele tire os véus da ilusão dos olhos desse homem, para que ele possa ver os reais sentimentos que envolvem esta questão.
Te desejo sorte!
bjus
Assinar:
Postagens (Atom)