segunda-feira, 20 de julho de 2009

MAIS EXPLICAÇÕES E DICAS SOBRE O CHAI, ESSA DELÍCIA INDIANA...





Escrever sobre o chai é tão gostoso quanto saboreá-lo. Quando penso em chai, logo vem a lembrança de seus aromas fortes e quentes que deixam a cozinha e casa perfumada e calorosa, uma ótima ideia para esses dias frios...
A maioria dos ingredientes que usamos no chai já nos é bem conhecida, pois faziam parte do comercio de especiarias que vinha das "Índias", e a gente aprendeu a apreciar cravos e canela, em muitos dos doces que nossas avós faziam.
Mas o "Cardamono" é estranho para a maioria de nós aqui no Brasil. Trata-se de uma pequena vagem seca e verde , que contem sementes pequenas .
Por ser pouco conhecida e pouco consumida, dificilmente encontramos no super mercado, onde provavelmente seria bem mais caro. O melhor lugar para compra-lo são as casas que vendem produtos à granel, como a casa Pedro, aqui no RJ, pois o preço sai muito mais em conta.
O melhor jeito para abrir o cardamono, é colocando as sementes juntas dentro de um paninho limpo e socar com algum objeto. Assim as sementes se soltam mais fácil durante a fervura, e você evita cortar os dedos tentando abrir o pequeno grão .
Outra dica que me ocorre, é substituir o leite em caixa, pelo leite em pó. Para meu gosto o paladar fica melhor, assim o chai fica mais encorpado.
Na Índia, eles tem por hábito jogar o chai fervendo de uma vasilha para outra, até que ele fique um pouco espumoso. Para quem preferi-lo assim, pode ser que um mixer faça um efeito semelhante.
No mais acho que ao começar a fazê-lo, a própria pessoa vai adequando seu paladar e descobrindo como fica melhor.
Qualquer dia desses vou experimentar queimar o açúcar antes de colocar a agua do chá, só para ver como fica o gostinho do açúcar queimado!!!
Boa Sorte, e meu desejo que o Chai traga saúde e aproxime pessoas em torno de uma boa conversa!

Em tempo: As imagens ai de cima, são do cardamono, ou cardamomo. Planta originária da India, com efeitos digestivos, diuréticos, anti-septicos, etc...Também faz parte da cultura Árabe.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Baralho Cigano Carta 16/ Estrela/6 de Copas


Este lindo Arcano representa a sorte e o destino que vem traçado na linha de vida de cada um de nós, aquilo que chamamos de Karma.
Quando essa carta se apresenta em um jogo é sinal de boa fortuna, que a nossa "estrela" vai brilhar, e que nesse momento podemos confiar em nossas ações porque a vida vai finalmente sorrir para nós.
Se olharmos com mais atenção vamos ver que cada um de nós tem seu próprio brilho pessoal, que costumamos chamar de carisma ou magnetismo pessoal. Vale a pena investir e trabalhar em questões pessoais para que essa luz aumente e que seja vista por outros. Muitas pessoas são bonitas, inteligentes e interessantes, porém não ousam sair da própria sombra.
Será que não é a hora de arriscar?
Se esse Arcano aparecer, encha-se de coragem e gaste um pouco mais de tempo investindo em você mesmo, nas qualidades que merecem ser trabalhadas, pois certamente outros verão de fato quem é você, ou quais são as suas propostas!
Esta carta positiva reforça muitas vezes a necessidade de cuidarmos melhor de nós mesmos e do ambiente que nos cerca, de valorizarmos o que somos e o que temos, e dessa forma agirmos construtivamente para que nossa auto estima melhore, e que neste momento tão especial nossa estrela venha de fato a brilhar!
O seis de Copas nos ajuda a lembrar dos sonhos que já vivemos um dia, e por qualquer motivo deixamos de crer neles. Neste momento, é possivel buscar alguns sonhos e ajuda-los a se tornar real. Só devemos cuidar de lembrar, que apenas ficar sonhando ou olhando para as estrelas, não faz algo se tornar real. Então acredite em seu potencial e experimente seguir seu caminho, seus sonhos e projetos e torna-los reais para você, a sorte fará o restante!!!
Resumo: Carta positiva, que representa a sorte, o destino e o próprio Karma pessoal.
Hora de cuidar de si, dos seus sonhos e melhorar a auto estima. Sorte na vida!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Baralho Cigano: Reflexões sobre um jogo





O Baralho Cigano é encantado, é um instrumento de luz e sabedoria que se dispõe a falar, conversar com a gente como um querido amigo faria.


De fato, quando o Baralho foi devidamente trabalhado, consagrado ao Povo cigano, ele se torna um instrumento de magia, e passa a responder com muita propriedade e sabedoria às questões mais profundas da alma dos consulentes, sendo ao mesmo tempo conselheiro e terapêutico.


Quando "abrimos" um jogo, estamos na verdade abrindo um campo energético onde as imagens trazem as respostas dos nossos anseios, e as cartas não apenas falam, elas "gritam" como gosta de dizer uma amiga Cigana!


Quando abrimos o Baralho para nós mesmos a coisa pode ser um pouco mais dificil, pois nosso emocional está intimamente envolvido com o jogo, e ai, o que pode acontecer é que nossa compreensão das cartas fique comprometida, afinal nem sempre o Baralho diz aquilo que gostaríamos de ver, ou nos assustamos com o que vemos!


Vamos imaginar que numa tiragem de tres cartas saísse: A Foice, Os obstáculos, O caixão. Mas tirando outras duas cartas viesse O Caminho e o Cigano!


Se estivéssemos falando de amor, de sentimentos poderíamos dizer que este relacionamento chegou ao fim, mas será que é apenas isso?


O Baralho Cigano vai mais longe que apenas um sim ou um não!!!


Vou olhar esse jogo com outros olhos: Poderíamos pensar que há uma grande transformação vindo por aí, que é necessario ser forte para separar o que é bom daquilo que não serve mais. Os obstáculos podem ser muito duros de ultrapassar e as mudanças assustam, ou a própria pessoa ou seu amor está mudando de tal forma que há um afastamento temporário, quase como uma perda, pois estão diferentes do que eram. Pode ser que seja necessário a ajuda de alguém para contornar essas dificuldades. O Caixão nem sempre representa um fim, mas uma transformação profunda ou um início de um novo ciclo...pode ser inclusive a propria pessoa que mudou profundamente, e se for isso ela se apresenta nas duas outras cartas, o caminho e o cigano, quase como uma nova pessoa, que retorna com outras propostas...ou a própria pessoa que tirou as cartas é que está em uma fase de mudanças pessoais intensas, profundas, deixando para tras uma fase pessoal e entrando em um novo estágio de vida, no qual outro amor virá ocupar seu coração!


Estas considerações são apenas uma forma de expandir a visão sobre uma questão, quando falamos de amor, de afetos, sentimentos profundos, encontros de alma, nada é de fato simples, e a verdadeira interpretação está lá bem no fundinho do coração da Cigana que deitou as cartas na mesa, é sempre no coração e na alma que as respostas do oráculo estão, e é para lá que precisamos olhar, mesmo que as respostas nos deixe confusa.


Em todos os casos, se não houver clareza entregue para Deus ,Santa Sara e NS Aparecida, as suas dúvidads e preocupações, para que os céus te devolvam aquilo que fará de voce e do outro pessoas melhores e mais felizes, até porque tem horas que é melhor deixar ir para ter colheitas mais fartas ali adiante, rsrsrs


Beijos luminosos




quinta-feira, 9 de julho de 2009

Baralho Cigano/ Carta 15/ O Urso/ 10 de Paus


Quem já não viveu a decepção de se deparar com um amigo "urso"?
Não tem jeito, não é? Faz parte da vida!
E é por isso que esse Arcano se apresenta no Baralho Cigano, como numa constelação de possibilidades humanas, algumas boas e outras ruins, mas que de toda forma compõe o cenário da humanidade.
Este Arcano representa uma qualidade de força, (mesmo que negativa, muitas vezes) que em algum momento invade nosso campo energético e vital.
Esta carta nos faz exercitar a consciência, e sair de um campo ilusório para deparar com forças em estado bruto, em nós ou nos outros, que tanto podem representar energias negativas e não elaboradas, como a inveja, olho grande, ciúmes possessivos e falsidades, como podem apontar para nossos instintos básicos, sexuais, o desejo, a vontade de quebrar regras e agir instintivamente, sem o crivo da razão. Pode referir-se a pessoas protetoras, que nos cuidam como "feras"...sentindo-se donos de nós!
Nas relações humanas serve como um alerta contra as pessoas que nos rodeiam, e indica que o conselho do Mestre é oportuno: Orai e vigiai!
Olhando por outro lado, significa que você desenvolveu qualidades que fazem os outros te verem como alguém que tem algo a ser desejado...mas cuide-se, proteja seu campo astral dos invasores, pois a inveja é uma das piores magias negras.
No sentido mais espiritual, pode indicar obsessores encarnados ou desencarnados que entram em nossas vidas trazendo desequilíbrios energéticos.
Este arcano muitas vezes revela a mensagem do 10 de Paus, que avisa que é preciso equilíbrio no uso das forças. Muitas vezes nas lutas da vida pela sobrevivencia, chegamos a ultrapassar nossa capacidade física, mental e vital, e o resultado é um desgaste que nos tira a saúde e a alegria de viver.
Resumo:
Carta Negativa, que representa os falsos amigos, a inveja, a sexualidade e os instintos básicos. Mostra que é preciso estar consciente daquilo que nos cerca nos ambientes, precisa colocar limites para não ser sugado pelos outros.
Como antídoto sugerimos que você fique mais consciente de seus sentimentos, e mais atento ao ambiente em que vive. Reze pedindo proteção, mas faça a sua parte, pois isso é evolução. Tem pessoas que passam a vida toda culpando os outros pelas suas derrotas!
Pense positivo, e valorize a ética e os verdadeiros amigos.

domingo, 5 de julho de 2009

53ª FESTA DO POTAGE GITANO EM UTRERA!






Você sabe o que é isso?
Fui pesquisar e encontrei no site da Union Romani!
Trata-se de uma festa comemorativa, que acontece uma vez por ano na cidade de Utrera, na Espanha, e reúne a comunidade cigana, em torno de musica e dança Flamenca, comidas típicas das casas ciganas, vinho tinto e doces típicos. Há uma celebração religiosa também, tudo regado a muita dança e alegria!
O Potage Gitano é um prato típico servido nesse dia, com feijões brancos, legumes, muito tempero, pimenta, alho, podendo levar lascas de bacalhau também, etc
Este ano foi a 53ª vez que esse evento aconteceu
em Utrera!
Fica como inspiração para quem gosta de se aventurar no mundo da gastronomia, além do que dá para nós um gostinho da tradição Cigana aqui nas terras do Brasil!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

ORAÇÃO CIGANA



ORAÇÃO AO POVO CIGANO

Sob as vibrações da lua cheia, o fogo radente da fogueira,

ao som de violinos e castanholas, invoco a presença deste

povo que tem sob seu domínio a matriarca Santa Sarah,padroeira

dos ciganos, que venham em meu auxílio e que meu pedido seja

atendido( faz o pedido).

Nas vibrações cósmicas da estrela de David, sob as influências dos astros,

eu saúdo as tres Marias; Salomé, Jacobé e Madalena que meu pedido seja

atendido (faz o pedido novamente).

Ao povo cigano que com seus poderes místicos e a força da magia Oriental,

possam atender ao meu pedido....

Com as forças que reinam o Universo,com as forças dos Astros, que este povo

de tanta luz e sabedoria possam vir em meu auxílio e atender ao meu pedido ( faz

o pedido novamente).

Em nome de Santa Sarah, em nome do Povo Oriental, em nome dos Ciganos, em

nome da força e da magia, que meu pedido seja atendido.

Assim Seja (Dentro do meu merecimento).

(Colaboração de Zulma Casquilha)